X
Whatsapp

AGMAQ AGRO | SECADOR DE GRÃOS MOVIDO A GÁS

Empresa Empresa

SECADOR DE GRÃOS MOVIDO A GLP E BIOGÁS

UMA NOVA ERA NA SECAGEM DE GRÃOS!

 

A AGMAQ AGRO acredita que INOVAÇÕES são necessárias para a melhoria dos processos industriais no campo!

 

Por isso desenvolveu o SECADOR DE GRÃOS MOVIDO A GLP E BIOGÁS, que segue as tendências mundiais em eficiência, baixo custo operacional, sustentabilidade e segurança alimentar.

 


Empresa

ESTRUTURA

 

Autoportante, livre de qualquer tipo de execução de base civil, chumbação, estaca ou fixação.

 

Entregue montado, sem a necessidade de equipe em campo por longos períodos (canteiro de obra).

 

QUEIMADOR

 

Queimador modular, construção com corpo de alumínio fundido e chapas defletoras em aço inox. Possui sistema de chama piloto como eletrodo de ignição para garantia de acendimento, além de eletrodo de ionização para monitoração do estado de chama. Dependendo do modelo do secador tem sua potência total entre 350.000kCal e 500.000kCal, com um consumo médio de 23kg/h a 35kg/h.

 

Posicionado dentro do duto central do equipamento, logo após o motor da turbina, conta com uma porta de inspeção e caixa de passagem posicionada de maneira a facilitar a manutenção, além de “profile plate” ajustável, garantindo eficiência na queima do gás GLP, reduzindo resíduos como monóxido de carbono e fuligem, além de abaixar o consumo de gás total.

 

CAVALETE DE GÁS

 

Instalado na própria máquina, possui todos os itens de segurança e características de montagem exigida pela norma NBR 12313, incluindo válvula de fechamento manual, reguladora de pressão com Shut-Off automático, válvula de segurança de abertura lenta e rápida em serie, válvula de alivio de pressão, e válvula proporcional de vazão para controle da temperatura de forma automática.

 

A pressão de entrada necessária e de 1,5bar a 2bar, e a pressão de trabalho por volta de 30mbar a 70bar. Possui pressostato para indicar a pressão mínima de trabalho, pressão máxima de segurança, além de monitorar a pressão do ar de combustão.

 

Todo o sistema de controle de combustão, alimentação e monitoração de segurança é feita por um CLP de Segurança com Controlador de Chama, com monitoramento em tempo real via rede industrial, onde indica o status de operação, além de falhas detalhadas do sistema.

 

Assista o video da Entrevista com o Renato, proprietario da empresa Opção Rural sobre a aquisição do SECADOR DE GRÃOS MOVIDO A GLP E BIOGÁS da AGMAQ AGRO

 

 

 

 

 

Empresa

FUNCIONAMENTO

 

Rapidez e eficiência na redução da umidade nos grãos.

 

Painel totalmente automatizado, com controle de temperatura, vazão de ar e monitoramento da umidade.

 

 

QUALIDADE DO GRÃO

 

Ar quente gerado pelo secador, não altera as características fisiológicas do grão, podendo ser utilizado inclusive para grãos destinados ao consumo humano e sementes.

 


CHAPAS E TELAS DE AÇO

 

Chapas de 1,25mm de aço carbono galvanizado com perfurações de 2mm a cada 4mm, garantindo vazão de ar pelo sistema enquanto evita que o grão passe pelas perfurações, mesmo grãos menores como arroz, trigo ou sorgo.

 

HELICOIDES

 

Roscas transportadoras de 10”, responsáveis pela carga e descarga da máquina, possuem moto redutores da marca SEW, garantindo qualidade e eficiência durante todo o processo. Com capacidades de até 180 toneladas/hora, ajustável de acordo com os elevadores do cliente.

 

GAVETAS DE TRANSFERÊNCIA
 

São responsáveis por vedar a saída de grão até solicitado, tento a função de transferir de um componente a outro (Caixa de Armazenagem > Secador, Secador > Resfriamento) além de controlar a abertura, dosando a quantidade de grãos de forma automática a fim de adequar ao sistema de transporte de grãos do cliente. Contam com controle pneumático e monitoramento utilizando componentes da marca SMC, uma das líderes de mercado em qualidade e confiabilidade.
 

Possui portas de inspeção nos componentes críticos, além de uma estrutura para abertura total logo acima da gaveta, facilitando a limpeza durante as trocas de produtos.


 

 

Empresa

ACESSÓRIOS

 

DEPÓSITO SUPERIOR

Rapidez no carregamento do secador

 

 

AUTOMAÇÃO

 

O equipamento conta com componentes de automação da marca Schneider Eletric, empresa global no ramo de automação, energia e sustentabilidade, garantindo qualidade, eficiência, durabilidade no equipamento e facilidade de acesso dos componentes.

 

A programação é voltada para a operação com o mínimo de intervenção humana, realizando processos de forma automática e precisa, além de conseguir adaptar os parâmetros de funcionamento de acordo com o produto final.

 

Conta com acesso remoto via internet, possibilitando a operação e monitoração do processo de qualquer lugar, além de auxiliar a manutenção garantindo o técnico dados e testes necessários para solucionar situações mesmo que a distância.

 

 

Empresa

 

SENSORES

 

Conta com uma variedade de sensores, de marcas já consolidadas no ramo de automação industrial, garantindo seu funcionamento e evitando tempos de paradas desnecessárias ou divergência de informações.

 

Verifica o nível da máquina (máquina cheia ou vazia) utilizando sensor tipo chave vibratória, que não possui partes moveis como uma pá rotativa, e não é afetado por acumulo de grãos como um sensor capacitivo.

 

Conta com termopares indicando a temperatura de trabalho do queimador, além de monitoramento da temperatura do grão, garantindo qualidade no produto final.

 

Possui sensor de umidade instalado no secador, monitorando o processo de secagem em tempo real, participando da tomada de decisões da máquina durante o processo.

 

As gavetas contam com sensores magnéticos nos cilindros, garantindo a abertura correta de acordo com a necessidade, evitando embuchamento e excesso de carga nos elevadores.

 

MODULARIDADE

 

O equipamento foi pensado de forma modular, a ponto de atender a demanda do cliente, e facilitar a entrega e montagem do equipamento. O secador já conta com caixa de passagens e sistema de entrada e saída caso seja necessário posteriormente instalar outro modulo, para atender uma demanda ou acelerar a produção. Se o cliente optar por, após a máquina já instalada e em operação, adquirir os opcionais fornecidos, a montagem e adequação é feita de maneira rápida e fácil, ligando os cabos já disponíveis nas caixas de passagem de um componente a outro.

 

Empresa

PAINEL DE COMANDO

 

Painel elétrico principal já instalado na máquina, necessitando apenas da ligação a rede elétrica e ao painel da IHM (Interface Homem-Maquina) para o funcionamento, gerando agilidade na instalação.

 

Possui sistema de proteção contra sobrecarga e caso necessário dispositivo de proteção contra surtos (DPS contra descargas atmosféricas).

 

Conta com CLP (Controlador Logico Programável) para operação do equipamento de forma totalmente automática, além de Inversores de Frequência para partidas e controle dos motores, sinalizadores luminosos e sonoros, entradas e saídas para integração junto a planta do cliente, CLP de Segurança monitorando status na máquina e botões de emergência, já instalados ou adicionais em pontos estratégicos e uma derivação de sinais utilizando remotas de I/O com rede industriais e caixa de passagens, facilitando diagnóstico, manutenção e funcionamento.

 

O painel da IHM, onde o operador terá acesso ao funcionamento da máquina, pode ser instalado a uma distancia segura, evitando acumulo de impurezas do processo, poluição sonora e facilidade para operar o restante dos equipamentos da planta.


 

 

MOTIVOS PARA ESCOLHER O SECADOR DA AGD NÃO FALTAM:

 

- Nosso secador utiliza glp, sem a produção de qualquer tipo de fumaça.

 

- O sistema de segurança do secador, bloqueia o fluxo de gás em caso de falha na chama, evitando possíveis incêndios.

 

- Baixo custo operacional, todo o sistema funciona automaticamente.
 
- Não há produção de cinzas ou qualquer outro tipo de resíduo após a geração de energia térmica no secador.
 
- Existe controle de temperatura sobre toda a alimentação, sem perda calórica no sistema.
 
- Nosso secador pode ser utilizado em diversos tipos de grãos.
 
- Redução significativa de agentes insalubres em todo o processo de secagem.
 
- Não contribui para o desmatamento.
 

 

Esquema para utilização com o Biogás

 

Sistema de "ciclo fechado":

- Animais confinados geram os dejetos para o biodigestor.

- Biodigestor gera biogás que alimenta o secador.

- Secador é utilizado no milho, retirando a umidade antes do processamento.

- Milho é processado, se transformando em ração, base da alimentação dos animais confinados.

 

Empresa
ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES

Copyright© 2023 - AGMAQ AGRO | SECADOR DE GRÃOS MOVIDO A GÁS. Todos os direitos rerservados.

Logo